Sonhos proféticos de acordo com a bíblia

Como estamos falando de Sonhos proféticos, primeiro precisamos entender o significado de sonhos:

A palavra sonho tem por definição um conjunto sequencial de fenômenos psíquicos onde lhes es revelado coisas em sua mente (como imagens, atos, idéias, ações, etc...) durante o sono de forma que você não escolhe com oque sonhar mas sim eles ocorrem naturalmente, ou seja de forma involuntária.

Se entende também que o sono  e o sonho caminham juntos. Segundo a ciência, todo mundo sonha. O problema é que muita gente não se lembra, pois durante o sono uma parte do cérebro esta descarregando e repondo as energias gastas durante o dia. Entendemos que existe três tipos de sonho e os três podem ser induzidos, que são:

1. Sonhos da Carne; São aqueles sonhos oriundos de um processo mental normal  por causa da correria do trabalho diário, como diz as escrituras:

(Eclesiastes 5:3) -  Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

Normalmente neste estado se sonha com todo tipo de "besteira", as vezes voando, comendo, conversando, etc.. sonho com todo tipo de coisa ou até com filmes ou situações que foram vivenciadas fortemente durante o dia.

2. Os sonhos de Deus (que são aqueles sonhos que iremos nos concentrar aqui) normalmente acontece a noite, no sono profundo. veja oque diz as escrituras:

( Jó 33:15 e 16) Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução, 

3. Os sonhos dados pelo diabo (são induções malignas que vem em forma de pesadelo premonições que perturbam aquele que sonha, pois o diabo não pode ler nossas mentes mas pode lançar cetas e induzir pensamentos. Só deus é onisciente pra ler teus pensamentos.

(Jeremias 23:32) -  Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.     
     
Os sonhos de Deus estão espalhados  por toda a bíblia. muitos profetas do velho testamento tinham sonhos e visões da parte de Deus porque era uma forma dele se revelar para eles (como eu entendo que nos dias de hoje o fazem também) veja oque Deus disse:

(Números 12:6) - E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

Veja que Deus confirmou isso e moisés era também um profeta do Senhor. cabe aqui uma observação importante:
Deus normalmente  só fala em visões e sonhos àqueles que são fiéis. Quem não é fiel, em vez de sonhos, pode ter pesadelos. Mas, quem é fiel, quem começa o seu dia em oração, quem tem uma vida estribada sobre os princípios bíblicos, quem busca, quem ora, quem tem esta comunhão íntima com Deus, recebe, através do sonho, revelação, projeto, planos e direção para a vida.

Deus muitas vezes nos orienta em sonhos:

(Jó 33:17 e 18) - Para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba. Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada.

Normalmente quando corro uma situação de perigo na minha vida Espiritual, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, Deus me avisa antes em sonho. se cumpre oque Jó falou.

amados, através de visões e de sonhos sobrenaturais, o Senhor continua falando e Se revelando aos Seus escolhidos. Em ambas as dispensações: ou na Lei ou na Graça, Deus sempre usou o sonho e a visão para revelar projetos, para mostrar planos, para dar instruções ao Seu povo, para livrar da morte, para impedir de situações difíceis. Deus usa esse tipo de metodologia.
 Lembre-se que esse aspecto importante você precisa guardar: Muitas vezes Deus nos dá os sonhos e visões é porque Deus dá instruções para  aparta o homem dos desígnios maus, ou seja, Deus, às vezes, através de um sonho, de uma visão, não deixa o homem seguir os seus próprios desígnios, a sua carne, a sua vontade. 
Um exemplo disso: já tive sonhos sobre determinado negócio ou viajem que deus me revelou em sonhos oque iria acontecer ou oque eu deveria fazer pra evitar determinada situação (isso é aviso, instrução, orientação).

O leitor também precisa entender que sonhos e visões são promessas de Deus da parte de seu Espírito Santo:

(Joel 2:28) - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões

 Enquanto que no passado Deus falava a Moisés, a Jó, a Davi, agora Ele fala a toda a Igreja. Sonhos e visões de Deus serão, agora, mais constantes em nossa vida. Serão trazidos pelo Espírito Santo, não apenas para os profetas da igreja, mas para todos os eleitos. 

O Apóstolo paulo teve uma revelação em forma de Visão:

(Atos 16:9) - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.


A quem Deus se revelou em sonhos na bíblia? até para os ímpios!

A abimeleque: (Gênesis 20:3) -  Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.

A Labão, sogro de Jacó: (Gênesis 31:24) -  Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal

Nabucodonosor: (Daniel 2:1) -  E NO segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.

Sonhos proféticos se cumpriram na vida de:

José do Egito: (Gênesis 37:5) -  Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

A Salomão: (I Reis 3:5) -  E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.

José Marido de maria: (Mateus 2:13) -  E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Deus deu ao profeta Daniel a capacidade de interpretar sonhos:

(Daniel 5:12) -  Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.

Gideão, um juíz de Israel teve a confirmação de uma vitória mediante mu sonho que ele ouviu: (Juízes 7:13) -  Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.

(Juízes 7:15) -  E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o SENHOR tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos.

Deus dá interpretação de sonhos:

Gênesis 40:8) -  E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.

Enfim, poderiamos citar aqui muitos outros exemplos mas esses são para que você creia que Deus continua a falar com seu povo dessa forma. Não faça como Pilatos que não deu atenção ao Sonho de sua mulher em relação a Jesus:

(Mateus 27:19) -  E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele


Pilatos poderia ter ouvido sua esposa. Reflita em seus sonhos pois eles tem um significado! 






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...